Gengivite ou Periodontite? A Periodontia esclarece estes problemas.

Gengivite ou Periodontite? A Periodontia esclarece estes problemas.

A saúde bucal é bem mais do que dentes alinhados e brancos. Ao pensar na saúde dos dentes, precisamos lembrar também da gengiva e dos outros tecidos que sustentam os dentes. A área da Odontologia responsável por esse cuidado é a Periodontia.

A Periodontia é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas que afetam os tecidos que sustentam os dentes do paciente. Entre os problemas recorrentes na Periodontia, temos a Gengivite e a Periodontite. Para evitar dor de cabeça com a sua saúde bucal, vamos te explicar abaixo tudo sobre esses problemas da Periodontia. Confira!

Periodontia: Gengivite

A sua gengiva sangra durante ou logo após a escovação? Se sim, infelizmente você pode estar com Gengivite. O sangramento da gengiva ao escovar os dentes é um sinal claro e comum dessa doença periodontal e, apesar de ser uma situação desagradável, esse sangramento gengival, em princípio, não oferece muitos riscos ao paciente.

Porém, apesar da Gengivite não ser uma doença tão séria, não compensa deixar de lado a saúde bucal. Por isso, é preciso buscar um especialista da Periodontia para que a doença não se agrave e não evolua para uma Periodontite, pois nesse caso os danos para os dentes são bem maiores.

Como a Gengivite se desenvolve e as suas principais causas

Na Gengivite ocorre a inflamação das gengivas, que é um dos tecidos responsáveis pela sustentação dos dentes. Essa inflamação da gengiva ocorre em decorrência do acúmulo de placas bacterianas no dente.

As placas bacterianas se desenvolvem devido à higiene bucal inadequada e insuficiente. Em relação ao desenvolvimento, elas são formadas em associação pelos restos de comidas e pelas bactérias presentes na boca.

Além disso, a causa da inflamação na gengiva pode surgir devido a outros fatores, como:

Retenção de placa bacteriana devido ao uso de aparelhos e próteses;
Alterações nos hormônios;
Hereditariedade;
Doenças crônicas;
Uso de remédios que provocam fluxo da saliva;
Infecções por fungos ou vírus;
Deficiência imunológica;
Taxa nutricional baixa.

Sintomas da Gengivite

O sangramento instantâneo das gengivas é o sintoma principal da Gengivite, porém existem outros sintomas recorrentes, como:

Inchaço;
Vermelhidão;
Dores na área;
Mau hálito.

Além disso, em casos mais avançados pode ocorrer a retração na gengiva. Nesse caso, ocorre a diminuição da gengiva, causando assim um aumento no espaço entre os dentes e a gengiva. O problema da retração gengival é que a raiz do dente fica mais exposta. Essa exposição da raiz deixa, consequentemente, os dentes mais sensíveis.

Tratamento para Gengivite

Se a gengiva sangrar durante a escovação, o primeiro passo é manter a calma e procurar imediatamente um especialista da Periodontia. O profissional irá investigar o estágio da Gengivite e recomendar as medidas necessárias para o tratamento.

No entanto, sabemos que o melhor tratamento para a Gengivite é uma higienização bucal correta e suficiente. Pode-se utilizar também no tratamento creme dental e enxaguante bucal. Esses produtos ajudarão a reverter o quadro inflamatório da gengiva.

Além da higienização adequada e dos produtos específicos, é possível retirar os tártaros que ficam aderidos na superfície do dente através da técnica de raspagem supragengival.

Periodontite

A Periodontite é o estágio mais avançado da Gengivite. Nesse estágio, os tecidos responsáveis pela sustentação dos dentes e o ligamento periodontal são seriamente afetados, ocasionando, se não tratados, a perda dos dentes.

Como a Periodontite se desenvolve e as principais causas

Por ser uma evolução da Gengivite, a principal causa para o desenvolvimento da Periodontite também é o acúmulo das placas bacterianas nos dentes. Além disso, existem outros motivos para a Periodontite, como:

Má oclusão dos dentes;
Acúmulo de tártaro;
Cáries;
Remédios fortes;
Cigarro.

Sintomas da Periodontite

Os sintomas da Periodontite são parecidos com o da Gengivite, porém com alguns agravantes, como:

Gengiva roxa;
Sensibilidade dentária;
Maior mobilidade nos dentes (dentes moles).

Tratamento para a Periodontite

O tratamento para a Periodontite é feito em três etapas.

1º etapa: Terapia Básica Periodontal

  • Ocorre a remoção do tártaro superficial.

2º etapa: Terapia Cirúrgica

  • Ocorre a retirada do tártaro profundo.

3º etapa: Terapia Periodontal de Suporte

  • São consultas de manutenção.

Previna-se de problemas periodontais!

Prevenção é a palavra-chave para evitar as doenças periodontais. Para isso, é necessário manter os cuidados diários com a saúde bucal. Apesar de simples, a escovação adequada dos dentes é essencial para evitar a Gengivite e a Periodontite. É interessante também utilizar fio dental, enxaguantes bucais e cremes dentais.

Além disso, é recomendado consultar um especialista em periodontia de seis em seis meses ou ao menos uma vez no ano, assim a sua saúde bucal ficará garantida.

Agora que você já entendeu tudo sobre os problemas da Periodontia, mantenha uma rotina de cuidados com a higiene da sua boca para evitar a Gengivite e a Periodontite e, caso você apresente sangramento na gengiva, procure um especialista da Periodontia na Oral 360. Assim nosso profissional irá te ajudar no tratamento correto para a sua saúde bucal.

Formula Negócio Online

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *