O Segredo dos Aprovados

Por Redação Achado Top em 26/03/2022 às 03:32:47
imagem: Canva.com

imagem: Canva.com

Falar sobre o segredo dos aprovados é algo engraçado e isso por um motivo simples, não há segredo. E eu sei que ao dizer que não há eu posso parecer um tanto quanto contraditório uma vez que o título acima diz algo diferente.

Mas, fato é que não há. Não existe, infelizmente, nenhuma fórmula mágica escondida às sete chaves a que só poucos têm acesso e que será revelada neste artigo. O que há, na verdade, é muito esforço, muita dedicação, sacrifício e horas e mais horas de estudo.

Nesse sentido, o segredo, se é que assim podemos chamá-los, seriam as técnicas e macetes usados por essas pessoas que fazem com que elas alcancem números tão elevados de aprovações, algumas passando de dezenas.

O que elas fazem? Como que elas conseguem obter tantos resultados positivos? Como já dito, isso não é nenhum segredo, portanto, vejamos então o que elas fazem.

  1. Definir uma meta

Um erro muito comum de quem começa a estudar para concurso é fazer isso de acordo com os editais abertos: se caixa, para caixa; se tribunal, para tribunal; se polícia, para polícia; enfim, não há um planejamento.

Em um momento ela se vê tentando aprender matérias de direito e no outro já está quebrando a cabeça com conhecimentos bancários, ou qualquer outra disciplina totalmente contrária a anterior.

Assim, para você que está começando ou já está nessa vida há algum tempo, mas ainda não tem uma meta estabelecida, faça isso!

Decida qual caminho você deseja trilhar: carreira bancária, policial, fiscal, administrativa, qualquer uma, mas, escolha! Não fique estudando ao acaso. Ao fazer isso, além de não obter nenhuma aprovação, ainda terá um desperdício de energia absurdo.

  1. Organizar-se

Agora que você já tem uma meta, você precisa se organizar. E organização, por mais que possa parecer uma perda de tempo, acredite não é. Há uma máxima, inclusive, que diz que se alguém tem apenas três horas para cortar uma árvore, ela deve passar no mínimo duas horas amolando o seu machado.

Você não precisa gastar todo esse tempo apenas para se preparar para estudar. Mas, também não pode fazer isso de qualquer jeito.

É preciso organização. Você precisa preparar um ambiente apropriado. E não precisa ser nada muito absurdo ou altamente rebuscado. Dentro do possível, um ambiente isolado, uma mesa e uma cadeira já são suficientes.

E, uma vez feito isso, separe também o seu material: livros, apostilas, últimos editais, provas anteriores, enfim, tudo que diga respeito ao concurso que se tem em vista e que possa te ajudar a passar nele.

  1. Ter uma rotina

Isto mesmo, rotina. Algo entediante, eu concordo, mas que é fundamental no que diz respeito aos estudos para concursos.

Assim, se você ainda não tem o hábito de estudar pelo menos um pouco todos os dias, você precisa criar. E não adianta ficar se dando desculpas de que não consegue. Você consegue, só não sabe disso ainda.

E lembre-se, não tem ninguém te obrigando a estudar, pelo menos essa não é a regra. Assim, uma vez que você mesmo quis, pare de ficar se dando desculpas e passe a fazer.

Identifique suas dificuldades e busque superá-las. Se não conseguir manter uma rotina for uma delas, comece por aí.

  1. Estabelecer uma estratégia de estudos

Apenas absorver conteúdos de forma passiva dá resultados. Muita gente inclusive já até passou em concursos fazendo isso. Mas, se você quer ser um dos melhores e deseja maximizar sua capacidade de aprendizado, você precisa ir além.

Precisa mais que simplesmente receber e passar a construir conhecimento. Para isso, criar mapas mentais, dar uma aula para alguém ou para si mesmo sobre o assunto estudado e criar seus próprios resumos são excelentes formas de se tornar um estudante ativo.

Sem contar que esses resumos serão uma excelente forma de repassar toda a matéria um dia antes da prova.

  1. Ser persistente

De todas, essa é uma das mais difíceis e, ao mesmo tempo, uma das mais importantes. Isso porque, de nada vai adiantar fazer tudo que você já viu até aqui se você não tem a capacidade de continuar lutando, mesmo depois de anos tomando pancada.

E não que necessariamente você levará anos para passar, mas, é preciso ter em mente que pode demorar. E, caso demore, você precisa manter-se firme. Precisa continuar lutando, mesmo que cada célula do seu corpo esteja pedindo para você desistir.

É uma fase, faz parte do processo e, se você não parar, ela vai passar. É só questão de tempo e de continuar lutando.

6. Ferramentas

Tente otimizar seus estudos, usando ferramentas que vão facilitar sua rotina de estudo. Indicamos um gerenciador de estudos excelente, Gestor Concursos, uma plataforma que você vai auxiliar na organização e medição de métricas do seu estudo.

Conclusão

Como visto, infelizmente não existe a tão sonhada pílula mágica ou qualquer outra coisa do tipo que possibilite você a passar no tão sonhado concurso de forma milagrosa.

O que existe, na verdade, é um caminho árduo e cansativo que exigirá de você disciplina e persistência até alcançar a tão sonhada vaga em um concurso.

Não é fácil, é fato. Mas, os benefícios obtidos ao final fazem com que todo o esforço, toda a dedicação, todas as noites mal dormidas, comemorações perdidas, distanciamento social e qualquer outro esforço dispensado tenha valido a pena.

Assim, esperamos que você possa colocar cada uma dessas estratégias em práticas e que a sua tão sonhada vaga possa se abrir para você o mais rápido possível.

Comunicar erro

Comentários

la