Decorar Jardim

10 Dicas para Decorar um Jardim

Por Redação Achado Top em 12/04/2022 às 00:24:06
imagem: Canva

imagem: Canva

Quer incrementar na decoração do seu jardim, mas não faz ideia por onde começar?!

Uma boa decoração no jardim é um grande ponto para quem deseja passar uma sensação convidativa e aconchegante para o seu lar. Pensando nisso, preparamos 10 dicas indispensáveis para te auxiliar sobre como agregar no visual do seu jardim, apresentando as melhores opções dentro do que cabe no seu bolso, no seu ambiente e no que mais combina com você. Então confira logo em seguida e coloque em prática as ideias que mais se encaixam no seu gosto!

1 - Combine com a decoração da sua casa.

Um ótimo começo para quem deseja decorar seu jardim é analisar os móveis, objetos e a estrutura do interior da casa. Prepare a decoração, tendo como base a estética e os itens presentes na sua própria casa. Como, por exemplo, a cor da pintura, tapetes, quadros e outras decorações. Dessa forma, você irá adicionar uma decoração coerente e que não destoa do ambiente em que está presente.

2 – Use pedras decorativas

Se bem colocadas, as decorações com pedras para jardins são muito bonitas e uma ótima opção para preencher as lacunas existentes no seu jardim. Além de tudo, as pedras podem ser usadas em jardins de qualquer tamanho: Dos mais extensos, aos mais curtos. Podendo ser utilizadas para demarcar áreas e preencher espaços entre os “caminhos”, que iremos citar logo em seguida.

3 – Faça caminhos de jardim

Os caminhos são sempre uma ótima escolha para jardins mais extensos, pois além da beleza e da variedade de materiais, como pedras e madeiras que podem ser utilizadas para realizar essas pavimentações, eles também permitem que as pessoas possam passear pelo seu jardim, sem que causem danos ou desgastes ao gramado, possibilitando que o admirem com maior proximidade e segurança.

4 - Faça uso de luminárias

Além de servir como iluminação para que as pessoas possam andar com segurança pela noite, as luminárias são ótimas opções para quem deseja passar uma atmosfera mais agradável e sofisticada ao jardim. Podendo também ser utilizadas de diversas formas e posições, com o intuito de chamar atenção para os pontos que você deseja destacar dentro do seu jardim.


imagem: Canva


5 - Reaproveite materiais

Uma opção econômica e sustentável é reaproveitar materiais e móveis usados para incrementar a decoração do seu jardim. Como, por exemplo, garrafas, latinhas, panelas, cadeiras e mesas antigas. Você pode polir e tingir seus materiais e móveis antigos para trazer uma melhor aparência e experiência a quem for visitar seu jardim.

Esses objetos são muito úteis, principalmente se houver pouco espaço e for necessário realizar a montagem do seu jardim verticalmente. Você pode utilizar uma bicicleta com cesto ou botas usadas para colocar suas plantas, ou até mesmo os pneus usados para realizar canteiros. As possibilidades são enormes e podem ser colocadas em prática de acordo com sua criatividade.

6 - Monte canteiros

Analise bem e escolha espaços específicos do jardim para montar canteiros. Dentro dos canteiros, você pode mesclar flores e plantas conforme preferir, utilizando pedras e vasos para armazená-las, passando um toque mais pessoal e mais bonito ao seu canteiro.

Desde que sejam feitos de forma correta, os canteiros podem também ser utilizados para delimitar as margens sem que o jardim perca sua naturalidade, desde que sejam feitos de forma correta, como, por exemplo, fazendo o uso das curvas. É muito raro encontrar ângulos na natureza, observe que a fauna e flora são formadas predominantemente por curvas, logo tente moldar seus canteiros tendo isso em vista.

7 – Instale a grama sintética

Se você não tem tempo suficiente para despender a manutenção da grama do seu jardim ou não quer ter gastos com um jardineiro, a grama sintética será uma excelente aliada. Além do gramado sempre manter sua cor, você não se preocupa com podas, insetos, adubo, rega, entre outros. A grama artificial pode ser instalada em qualquer local independente da exposição; desde espaços abertos que sofrem com chuva, sol ou vento. Pode ser colocado até mesmo em espaços de sombra, como em um jardim de inverno ou embaixo de alguma sacada.

O processo de instalação é muito rápido e não tem necessidade de esperar até a grama colar. Dessa forma, após a instalação, você tem um gramado verde que já pode ser usado de imediato.



imagem: Canva

8 - Inclua móveis para aproveitar a área externa

Incluir móveis é uma ótima escolha para quem deseja fazer do jardim mais do que só uma área de observação, mas sim proporcionar um ambiente onde você possa se reunir com seus convidados e família para pequenos cafés ou em momentos onde você busca por um ambiente mais fresco e calmo para realizar uma leitura ou meditar.

Tente sempre utilizar ou comprar seus móveis, como cadeiras e mesas, seguindo a decoração do seu jardim e colocá-los em locais que não irão atrapalhar a passagem ou danificar seu gramado, caso seja orgânico. Caso seu jardim seja aberto, dê preferência aos móveis de metal e pedra, pois, em tempos úmidos e de muita chuva, a madeira poderá se desgastar de forma muito rápida e acabar apodrecendo em decorrência da infiltração de água.

9 – Coloque entradas e portais

Se você possui um jardim mais extenso, uma ideia de decoração bem simples e que pode fazer toda a diferença no seu ambiente são as entradas de jardim. Você pode utilizar arcos ou pequenas porteiras que irão adicionar uma estética mais imersiva e sofisticada ao seu jardim! Além de que as porteiras são uma excelente opção para quem possui animais domésticos e tem receio de que seu pet possa danificar suas plantas e gramados, limitando o acesso do seu querido animalzinho às áreas que você deseja.

10 – Leve em consideração o som ambiente

Além de uma ótima escolha para quem deseja adicionar uma atmosfera mais relaxante e imersiva, o som pode estar associado à decoração do jardim. Como, por exemplo, através das fontes d’água, que desempenham a função de criar um som ambiente de forma natural, que nos causa um ótimo estado de relaxamento e paz. Outra excelente opção são os sinos do vento, que também funcionam como uma ótima alternativa para quem deseja agregar ao som ambiente do jardim, de forma mais econômica.

Não se esqueça de comentar e opinar sobre o que achou ou passar alguma experiência nova que possa agregar ainda mais ao conteúdo. Agradecemos pela leitura e esperamos que nossas dicas tenham sido de bastante ajuda para te auxiliar a desenvolver a melhor decoração e experiência possível ao seu jardim!

Comunicar erro

Comentários

la