Mala de mão para viagem: veja as regras e como organizar a sua!

Por Redação Achado Top em 21/09/2022 às 21:07:14
imagem: Divulgação

imagem: Divulgação

Confira algumas dicas para montar sua bagagem de mão da forma correta!

Primeiramente, você sabe o que é uma bagagem de mão? Ela pode ser uma mala, bolsa ou mochila que vai com você dentro do avião e não será despachada. No entanto, existem algumas regras para levar a mala de mão na viagem.

Afinal, nem tudo pode ir com você na aeronave, e é importante entender as características como tamanho e peso para não ter dor de cabeça na hora do embarque. Aliás, quem define essas regras é a ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil.

Portanto, é importante ficar atento na hora de fazer suas malas e, se necessário, entrar em contato com a companhia para conferir algumas especificações. Assim você pode ter certeza de que você está dentro das conformidades estabelecidas.

Além disso, você também pode conferir algumas das regras da mala de mão para viagem de avião a seguir, bem como dicas de como organizar uma bagagem de acordo. Continue a leitura e confira!

Quais são as regras para a bagagem de mão em aeroportos?

Pois bem, existem algumas diferenças entre as regras da mala de mão para viagem nacional ou internacional. Por isso tenha atenção às informações que você encontrar por aí e tenha certeza de que se aplicam ao seu caso.

Para voos nacionais, o passageiro pode levar consigo uma bagagem de mão juntamente com um item pessoal. Enquanto isso, para voos internacionais, as regras mudam de acordo com a companhia aérea.

Quanto ao peso, a sua mala de mão não pode ultrapassar 10 kg em voos dentro do Brasil. Mas, para trajetos internacionais, esse peso pode variar entre 8kg e 23kg. O mesmo acontece com o tamanho, então consulte a sua companhia aérea!

Ademais, preste atenção ao que você vai colocar dentro da sua bagagem de mão. Aliás, mais importante do que pode levar é o que não levar na sua mala de viagem que vai dentro do avião com você!

Nesse sentido, existe uma restrição quanto a quantidade de líquidos dentro das malas de mão, tanto para voos nacionais quanto internacionais. Além disso, objetos pontiagudos, ferramentas, itens químicos e armas de fogo não são permitidos.

Para os demais produtos, é interessante verificar diretamente com a companhia aérea, já que as restrições podem variar de acordo com a empresa. Então, não deixe para a última hora e organize-se antes de fazer a mala!

É possível viajar apenas com uma mala de mão?

Além de prático, aprender a viajar apenas com uma bagagem de mão pode resultar em uma boa economia em dinheiro. Isso porque existem companhias aéreas estrangeiras que cobram um valor a mais para malas despachadas.

Mas, será que é possível colocar todos os itens necessários de uma viagem dentro de uma bagagem de mão ou mochila? Não só é possível, como também é bastante simples! No entanto, para isso é necessário praticar o seu desapego!

Primeiramente, faça uma lista do que você precisa levar. Contudo, troque frascos de produtos inteiros por miniaturas e fique de olho no clima do destino para levar somente roupas necessárias e versáteis.

Ademais, mantenha o foco na ordem da sua bagagem! Estar com a sua mala organizada vai otimizar o espaço para que você possa colocar tudo o que precisa dentro dela. Com paciência e perseverança, você com certeza vai conseguir um bom resultado!

Confira 5 dicas para organizar sua mala de mão!

Não é apenas uma boa organização financeira que faz a diferença em sua viagem. Nesse sentido, uma mala mal planejada pode arruinar o seu passeio! Afinal, você pode acabar gastando mais dinheiro comprando itens necessários que deixou para trás.

Mas, afinal, como organizar a sua bagagem de forma eficaz? Pois bem, além de se lembrar das regras da mala de mão na hora da viagem, existem algumas dicas que podem te ajudar a montar uma mala prática e eficiente. Veja a seguir.

Acessórios pequenos

Primeiramente, se você gosta de viajar com seu secador, aparelho de barbear, prancha de cabelo, entre outros acessórios, procure levar uma versão menor de todos eles. Aliás, até mesmo sua escova de dentes não precisa ter o tamanho natural.

Nesse sentido, acessórios em miniatura podem economizar um espaço e tanto na sua mala! Especialmente se você está procurando levar apenas a mala de mão. Então, além de deixar o supérfluo para trás, evite objetos muito grandes.

Peças de roupas

Como já informamos, uma boa dica para levar apenas peças de roupas necessárias é checar o clima do seu destino. Dessa forma, você poderá colocar na mala apenas roupas que são úteis na sua viagem.

Além disso, não inclua peças que você não usa no seu dia a dia, como vestidos de festa, roupas sociais, ou mesmo itens que você comprou, mas não usa. Procure levar peças confortáveis e versáteis que podem ser combinadas entre si.

Sacos a vácuo

Essa pode ser uma dica excelente para quem precisa evitar roupas com muito volume, como casacos e tecidos mais robustos. Por exemplo, se você vai viajar para um lugar mais frio, pode colocar as peças dentro de sacos a vácuo.

Assim, você poderá diminuir, e muito, o espaço que essas roupas ocupam. Podendo manter sua mala mais organizada e com peças úteis. No entanto, fique atento para não acabar ultrapassando o peso permitido!

Bolsa pessoal

Além da mala, o passageiro também pode levar um item pessoal, como sua bolsa, por exemplo. Portanto, evite colocar itens muito pesados na sua bagagem de mão, que deverá estar de acordo com as regras da mala de mão na hora da viagem.

Afinal, você pode acabar ultrapassando o peso e terá de abrir e reorganizar toda a bagagem dentro do aeroporto. Aliás, aproveite para colocar documentos, itens sensíveis e até mesmo os eletrônicos dentro da sua bolsa para agilizar o embarque.

Escolha um bom modelo

Ainda que algumas malas possam encher os olhos com tanta beleza e sofisticação, nem sempre elas são de fato práticas para viajar. Por exemplo, existem malas que, vazias, podem pesar mais do que 3kg.

Se levarmos em conta que, para voos nacionais, o peso máximo de uma bagagem de mão é de 10kg, é interessante utilizar uma mala que seja o mais leve possível! Então, muito cuidado na hora de adquirir a sua.

Com paciência e muito planejamento, com certeza é possível organizar uma bagagem que atenda suas necessidades, e que não quebre nenhuma das regras estabelecidas. Assim, você viaja com praticidade e ainda economiza dinheiro.

Comunicar erro

Comentários

la