Conheça bebidas que podem controlar o colesterol e manter seu coração saudável

Leite de soja, suco de tomate e outros são benéficos contra ataques cardíacos

Por Ricardo Albuquerque em 06/04/2024 às 00:50:07


Níveis de colesterol alto são tão comuns em nossa sociedade que a situação pode ser considerado uma epidemia. Elemento utilizado pelo organismo para produzir novas células e hormônios o colesterol é uma substância cerosa, semelhante a gordura encontrada no sangue. Existem dois tipos principais de colesterol: lipoproteína de alta densidade (HDL) e lipoproteína de baixa densidade (LDL).

Mesmo sendo responsável por construir novas células, altos níveis de colesterol no sangue podem apontar problemas, pois aumenta o risco de ataques cardíacos e derrames.

Assim, em sua casa, você pode ajudar a controlar e até mesmo reduzir seus níveis de colesterol através de bebidas que contenham fibras solúveis, antioxidantes e ácidos graxos ômega-3.

Um exemplo é o CHÁ VERDE. As catequinas e outros antioxidantes encontrados neste chá podem reduzir os níveis prejudiciais de LDL e colesterol total. O chá pode ser feito a partir de folhas frescas da planta Camellia sinensis, um arbusto de origem asiática. Caso não tenha acesso natureza, lojas de ervas e produtos naturais comercializam.

O LEITE DE SOJA é naturalmente livre de colesterol e por ser de origem vegetal tem baixo teor de gordura saturada e não contém lactose, diferente do leite de origem animal.

O LEITE DE AVEIA contém beta-glucanos, que no estômago formam uma substância semelhante a um gel e interagem com os sais biliares o que pode impedir a absorção de colesterol e diminuir os níveis dessa gordura.

O SUCO DE TOMATE é rico em um composto chamado licopeno que diminui o colesterol LDL “ruim” e ajuda nos níveis de lipídios. A niacina e as fibras, que reduzem o colesterol, também são abundantes no suco de tomate.

Comunicar erro

Comentários

la