Brasil entre os piores países para aposentados no ranking global

Entre os 44 países analisados no ranking global, o Brasil aparece em 43ª posição, ou seja, na penúltima posição, perdendo apenas para a Índia.

Por Redação Achado Top em 25/03/2023 às 00:08:23

Em algumas pesquisas internacionais que avaliam a qualidade de vida de aposentados em diferentes países, o Brasil aparece com uma posição não muito favorável. Entre os 44 países analisados, as maiores economias mundiais, o Brasil aparece em 43º, ou seja, na penúltima posição, perdendo apenas para a Índia.

O apontamento faz parte do ranking global da empresa norte-americana Natixis Investment Managers e considerou quatro pontos principais na vida de quem já deixou o mercado de trabalho: saúde, bem-estar, qualidade de vida e finanças.

As diferenças nas contribuições para aposentadoria podem variar amplamente entre os países, até em um mesmo país, dependendo do sistema de aposentadoria em vigor. Alguns países possuem sistemas de contribuição obrigatória para os aposentados, enquanto outros possuem sistemas financiados pelo governo.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a aposentadoria é financiada por meio de contribuições obrigatórias para o seguro social, administrado pelo governo federal. Os trabalhadores americanos são obrigados a contribuir com uma porcentagem de seus salários, usado para financiar pagamentos de seu seguro social.

No Reino Unido, por outro lado, os trabalhadores podem contribuir para um plano de aposentados privados, conhecido como uma pensão de contribuição definida, ou optar por participar de um esquema com base em uma pensão do governo. A pensão do governo é financiada por meio de impostos gerais, enquanto as pensões de contribuição definida são financiadas por meio de contribuições de empregados.

Já em países como o Chile, existe uma conta individual para trabalhadores, conhecidas como AFA (administradoras de fundos de pensões). As AFP gerenciam os fundos de aposentadoria dos trabalhadores, investidos em uma variedade de ativos financeiros.

Em geral, a diferença nas contribuições reflete nos sistemas em vigor em cada país. Alguns optam por sistemas de obrigatoriedade, enquanto outros oferecem opções de aposentadoria financiadas pelo governo ou pelo setor privado.

Em outros países, como a Suécia, a idade de aposentadoria é flexível e pode ser ajustada com base nas condições econômicas e demográficas. Os trabalhadores suecos podem se aposentar a partir dos 61 anos, mas podem optar por adiar a aposentadoria para receber pagamentos maiores.


Veja a posição dos países no ranking global de aposentadoria

1 – Noruega

2 – Suíça

3 – Islândia

4 – Irlanda

5 – Austrália

6 – Nova Zelândia

7 – Luxemburgo

8 – Holanda

9 – Dinamarca

10 – República Tcheca

11 – Alemanha

12 – Finlândia

13 – Suécia

14 – Austria

15 – Canadá

16 – Israel

17 – Coreia do Sul

18 – Estados Unidos

19 – Reino Unido

20 – Bélgica

21 – Eslovênia

22 – Japão

23 – Malta

24 – França

25 – Estônia

26 – Polônia

27 – Cingapura

28 – Portugal

29 – Chipre

30 – Eslováquia

31 – Itália

32 – Hungria

33 – Lituânia

34 – Chile

35 – Letônia

36 – México

37 – Rússia

38 – Espanha

39 – China

40 – Grécia

41 – Turquia

42 – Colômbia

43 – Brasil

44 – India

Os benefícios sociais podem ser usados como garantia para empréstimos consignados com taxas de juros mais baixas. Esses empréstimos são conhecidos como empréstimos consignados porque o valor das parcelas é deduzido diretamente do salário ou dos benefícios sociais do tomador de empréstimo.


No Brasil, por exemplo, é comum que aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e trabalhadores de empresas privadas tenham acesso a empréstimos consignados com taxas de juros mais baixas do que as de outros tipos de empréstimos. Isso ocorre porque o valor da parcela é descontado diretamente da folha de pagamento do tomador do empréstimo, diminuindo o risco para o banco ou financeira que concede o empréstimo.


Em outros países, como México e Argentina, também existem programas semelhantes que permitem que os beneficiários de programas sociais obtenham empréstimos consignados com taxas de juros mais baixas. Esses programas podem ajudar a incentivar o acesso ao crédito por parte das pessoas, com menos recursos e que, por isso, podem enfrentar dificuldades para obter empréstimos em condições favoráveis em outros tipos de modalidades de crédito.


Brasil

Alguns países oferecem pensão precoce com benefícios reduzidos, enquanto outros exigem um período mínimo de contribuição antes que os trabalhadores possam se qualificar para aposentadoria.

De acordo com dados divulgados pelo INSS em janeiro de 2023, cerca de 37 milhões de benefícios previdenciários são pagos mensalmente no Brasil. No valor total de R $60.697,1 bilhões. Desses benefícios, quase 70% correspondem ao valor de um salário mínimo, sendo o piso estabelecido por lei para os benefícios previdenciários.

Além disso, é verdade que a grande maioria dos beneficiários do INSS no Brasil recebe um salário mínimo, que atualmente é de R $1.155,00 (valor em março de 2023). No entanto, é importante lembrar que o salário-mínimo brasileiro é utilizado como referência para diversos benefícios sociais e previdenciários, além de ser uma importante política de distribuição de renda no país.

Os benefícios previdenciários incluem aposentadorias por idade, tempo de contribuição e invalidez, pensões por morte, auxílios-doença e outros tipos de benefícios concedidos pelo INSS. A maioria dos beneficiários do INSS são idosos, pessoas com deficiência, trabalhadores rurais e seus dependentes.


É importante destacar que os valores dos benefícios previdenciários são reajustados anualmente, conforme a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), e podem ser influenciados por mudanças nas regras previdenciárias e na economia do país.


Em 2023, a aposentadoria no Brasil ainda estará sujeita às regras estabelecidas pela Reforma da Previdência, que entrou em vigor em novembro de 2019. A reforma estabeleceu uma idade mínima para a aposentadoria, que é de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, é necessário ter um tempo mínimo de contribuição para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que varia segundo a categoria do trabalhador.


Além disso, criou novas regras para aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e outros benefícios previdenciários. Em geral, as mudanças tornaram as regras mais rigorosas e exigem uma contribuição maior por parte dos trabalhadores para obter a aposentadoria.


Por fim, é importante destacar que a qualidade de vida dos aposentados no Brasil pode variar bastante conforme a renda, a região do país e outros fatores socioeconômicos. Portanto, é necessária uma análise mais aprofundada para avaliar a real situação dos aposentados no país.Waterfall chart Description automatically generated with medium confidence

Comunicar erro

Comentários

la