Os cinco melhores digitalizadores de documentos

Melhore a eficiência do seu trabalho: Descubra os principais digitalizadores de documentos para simplificar sua rotina de escritório

Por Redação Achado Top em 17/02/2023 às 18:26:24

Em uma era digital como a que vivemos, o uso do papel está praticamente extinto. Por isso, muitos arquivos já estão sendo transformados em PDFs e também em outros formatos, facilitando o compartilhamento e também o armazenamento em vários dispositivos.


Programas para digitalizar são essenciais nesse procedimento, produzindo versões digitais de documentos físicos e colaborando para uma melhor segurança desses objetos digitalizados. Mas você sabe como converter documentos escaneados em PDF para Windows? Possui alguma experiência no assunto? Não?! Tudo bem! Nós vamos te ajudar.

Se você está procurando o melhor digitalizador para usar, você veio ao lugar certo. Dentre os top 15 softwares OCR de 2022 (ferramentas gratuitas e pagas) do mundo, fizemos uma análise e selecionamos os 5 melhores digitalizadores para apresentamos as vantagens e desvantagens de cada um para que você, caro leitor, solucione seus problemas e tenha suas necessidades atendidas da melhor forma possível. Confira abaixo a nossa lista:


1. PDFelement


O PDFelement é um software de edição bastante completo. Presente em várias plataformas como Windows, Mac, Linux, Android e até mesmo iOS, PDFelement permite que você edite seus PDFs, redimensione eles da forma que quiser, converta os arquivos em outros formatos, insira senhas para aumentar a segurança, adicione anotações, textos, marcas d'água e muito mais com suas funcionalidades revolucionárias no mercado.

Uma das grandes funções que o software possui é a tecnologia OCR, sendo basicamente um scanner de layout que reconhece o texto em imagens e documentos digitalizados. Através dele você consegue editar e organizar a imagem escaneada de forma fácil e rápida, otimizando seu tempo e melhorando a eficiência dos seus projetos.


Para usar o OCR, digitalizar seus documentos e editá-los com PDFelement, é bastante simples. Assim que tiver baixado e instalado, abra o programa em seu computador ou dispositivo móvel e na página inicial que irá surgir, selecione a opção “Criar PDF” e, logo depois, clique em “Do Scanner”. Veja abaixo um exemplo de como é:



Irá aparecer uma outra tela e é aqui que você selecionará qual opção de scanner quer usar para escanear seu documento.





Agora você tem total liberdade para editar seu documento digitalizado, extrair dados, converter a imagem em texto, tudo isso da melhor forma possível com PDFelement.


Vantagens:

  • Funciona em múltiplas plataformas;
  • Variedade de recursos para solucionar inúmeros problemas;
  • Interface intuitiva para não se perder em meio a tantas ferramentas;
  • Permite editar e organizar os PDFs com muita facilidade e remotamente;
  • Possui funções para extrair dados de documentos digitalizados;
  • O recurso OCR em Série do PDFelement ajuda a converter vários PDFs digitalizados ou arquivos PDF baseados em imagens em arquivos PDF editáveis.


Desvantagens:

Ele tem uma versão gratuita com ótimas funções, mas você pode buscar recursos melhores na versão paga, sendo essa a sua única desvantagem.


2. PaperScan


Outro software que traz a oportunidade de conseguir não só editar, mas também organizar documentos digitalizados. Possuindo três pacotes, sendo eles o Free, Home e Professional, PaperScan se torna bastante útil durante o processo de escanear documentos com a possibilidade de funcionamento em diferentes scanners, não apenas um.




Vantagens:

  • Tecnologia OCR integrada no software;
  • Suporte em variados tipos de scanners



Desvantagens:

  • Pacotes muito caros para utilizar o software;
  • Mesmo com a versão Free, muitas ferramentas e funções não estão disponíveis para usar;
  • Anúncios aparecem constantemente na versão grátis, atrapalhando o trabalho.



3. OmniPage

OmniPage oferece ótimas ferramentas para você solucionar seus problemas, abrangendo setores corporativos e domésticos para que a qualidade dos seus documentos originais sejam mantidos. Com suporte para Word, Excel, PPT, Corel e outros, esse software utiliza a tecnologia OCR para dividir as páginas manualmente em zonas, como também possui revisão e correção ortográfica em mais de 120 idiomas.



Vantagens:

  • Suporte em múltiplos idiomas;
  • Recurso de leitura por voz.

Desvantagens:

  • Não é um software amigável para iniciantes ou quem não tem conhecimento acerca das ferramentas disponíveis;
  • Os planos de preço são bastante caros, até mesmo a edição padrão, custando R$149,00


4. Kofax Power PDF


Bastante voltada para empresas, Kofax Power PDF permite ao usuário criar, editar, converter e compartilhar PDFs a seu bel prazer. Visando uma maneira de trabalho mais integrada e colaborativa, esse software também permite o controle sobre a aparência e tamanho do PDF.



Vantagens:

  • Possui recurso de voz para “ouvir” seu PDF;
  • Tem uma ferramenta para transformar qualquer PDF em formulário.

Desvantagens:

  • As ferramentas de adicionar comentários são complicadas de usar;
  • O preço alto do produto também é um empecilho para o usuário;
  • Tecnologia do OCR não é a das melhores;
  • O recurso de comparação de documentos não funciona direito, pedindo para que sejam alterados parágrafos que não deveriam e assim tornando a precisão do que se deve alterar ou não ser mais difícil.


5. Abbyy FineReader

Otimizando a rotina de digitalização e conversão de documentos, Abbyy FineReader também permite que você edite e atualize seus PDFs, além de gerenciar e adaptar esses documentos para trabalhos específicos e trazendo mais ferramentas para adicionar textos, marcas d'água, links e proteger seus arquivos com senhas.



Vantagens:

  • Possui suporte para mais de 198 idiomas diferentes;
  • Tem uma ferramenta para comparar documentos multilíngues.


Desvantagens:

  • Você precisa aceitar a seleção automática de área ou desenhar manualmente as regiões em cada página individualmente;
  • Apresenta muitos erros quando inicia ou reinicia seu dispositivo, assim como também na hora de converter para Excel;
  • O preço para adquirir o software é bastante alto, cerca de R$600;
  • Leitor de PDF e OCR são separados em janelas diferentes, dificultando a experiência do usuário.


CONCLUSÃO

PDFelement é, de longe, o melhor dentre todos que foram listados. Não só apenas pelo seu preço ser mais em conta, mas também por todas as funções e opções que fazem parte do aplicativo. A tecnologia de OCR é bem otimizada nesse software e seus serviços de conversão são fáceis de entender e fazer, principalmente devido a sua interface intuitiva. Você vai encontrar tudo que precisa no PDFelement e não irá se arrepender de tê-lo em sua vida.


Comunicar erro

Comentários

la