Baidu vs Google: uma comparação

Google e Baidu: Principais diferenças de algoritmo

Por Redação Achado Top em 12/11/2021 às 23:12:41
imagem: Canva.com

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Todo mundo conhece o Google, o gigante da tecnologia em expansão que pode um dia possuir nossas próprias almas. Eles já possuem o YouTube. Depois, há a onipresente plataforma de webmail e incursões em serviços de telefonia móvel, casas inteligentes e outros empreendimentos.

Mas a maioria de nós conheceu o Google como um mecanismo de busca. Não foi o primeiro mecanismo de pesquisa, mas sua interface branca e simples assumiu o conceito de pesquisa, de modo que "Google" se tornou sinônimo de pesquisa. Você sabe que sua marca é bem-sucedida quando ela se torna o verbo essencial para seu serviço.

Existem outros mecanismos de busca, mas o Google domina 91% da participação de mercado no Estados Unidos, com mais de 7 bilhões de buscas por ano, deixando seus concorrentes mais próximos, Bing e Yahoo, comendo poeira.

Compreendendo o Baidu

Construído a partir dos ossos do motor de busca RankDex de Robin Li em 1996, Baidu Inc. (BIDU) foi incorporado em 2000 nas Ilhas Cayman por Li e Eric Xu. De sua sede no distrito de Haidian, em Pequim, os gerentes operam uma das maiores empresas de Internet e inteligência artificial do mundo.

O Baidu oferece mais de 57 serviços da web, incluindo Baidu Maps, Baidu Wangpan (armazenamento em nuvem) e Baidu Baike (enciclopédia online).

Mas o núcleo do Baidu é o mecanismo de busca, que é o quarto maior site do mundo de acordo com o ranking Alexa na Internet.

Então, por que tão poucas pessoas ouviram falar do Baidu?

Se você não trabalha em uma agência de marketing digital, você provavelmente só ouviu falar do Baidu se já passou algum tempo na China. Os chineses sabem sobre o Baidu. É facilmente o mecanismo de pesquisa e empresa da web mais popular no antigo reduto da dinastia Qin.

A verdade é que a popularidade e onipresença do Baidu se limitam quase inteiramente à China, porque sua indexação e algoritmos favorecem fortemente o conteúdo e as empresas chinesas.

Considere a pegada global do Google em comparação com o Baidu. O Google, com sede na cidade de Mountain View, Califórnia, nos Estados Unidos, domina 90% do mercado de buscas dos Estados Unidos.

O Baidu, em comparação, detém 80% do mercado de buscas na China. Não é tão dominante quanto o Google em seu país de origem.

Agora vamos expandir nosso foco para o mundo inteiro. O Google domina impressionantes 92% do mercado de busca mundial - ainda maior do que sua participação de mercado nos Estados Unidos. Menos da metade da receita do Google é gerada por fontes baseadas nos Estados Unidos.

O volume do Baidu, por outro lado, representa apenas 1,44% do mercado de busca global, com 99% de sua receita gerada na China. Basicamente, o Baidu é um grande negócio na China, mas em nenhum outro lugar.

Google e Baidu: Principais diferenças de algoritmo

De muitas maneiras, o Baidu é um instantâneo de onde o Google estava há cerca de cinco anos, mas com uma tendência distintamente chinesa. Aqui estão algumas das principais diferenças algorítmicas que você deve conhecer ao comparar o Google e o Baidu:

Foco

O serviço do Google tem como alvo sites de todo o mundo, indexando sites chineses no mesmo nível de qualquer outro site.

O Baidu, por outro lado, oferece classificação mais alta para sites com servidores localizados na China, bem como sites com conteúdo escrito em idiomas chineses. Isso às vezes é chamado de "O Grande Firewall".

Indexando

É bastante rápido e fácil obter um site indexado pelo Google, especialmente quando alguns backlinks de alta qualidade são apontados para ele.

Regulamentações de internet mais rígidas na China significam que o Baidu geralmente leva vários dias a mais do que o Google para indexar um site.

Reconhecimento de imagem

O Google possui um software de reconhecimento de imagem de IA de última geração que ajuda o mecanismo de busca a identificar imagens relevantes sem depender de texto alternativo.

O Baidu, por outro lado, usa texto alternativo e texto simples adjacente para ajudar a identificar imagens relevantes para pesquisas.

Conteúdo duplicado

O conteúdo duplicado costumava ser um bicho-papão significativo para os profissionais de marketing, mas o algoritmo do Google avançou para identificar se o conteúdo duplicado veio ou não da mesma empresa, reduzindo o risco de uma empresa reutilizar o conteúdo em várias plataformas.

O Baidu ainda penaliza o conteúdo duplicado e de forma bastante severa.

Rastreamento de JavaScript e AJAX

O Google avançou consideravelmente em sua capacidade de rastrear conteúdo em JavaScript e AJAX. O Baidu, por outro lado, ainda é muito limitado em sua capacidade de decifrar JavaScript e AJAX.

Peso do backlink

O algoritmo do Google é extremamente eficaz na identificação de spam de links, pesando backlinks poderosos, apesar de sua origem.

O Baidu dá mais peso aos backlinks baseados na China, mas essa ênfase deixa o Baidu vulnerável à manipulação de SEO por meio de spam de link.

Penalização

O sistema robusto de penalização de classificação do Google é muito transparente. Os profissionais de marketing podem visualizar o status de penalização e ação manual em seu site no Google Search Console. Pode ser difícil se recuperar de uma penalidade de classificação do Google, mas é factível.

As penalidades de SEO do Baidu são draconianas e geralmente representam um golpe mortal para o site. Pode levar anos para reconstruir as classificações do site.

Meta Palavras-chave

Meta palavras-chave costumavam ser uma grande parte do algoritmo de pesquisa do Google, mas o Google se adaptou para ignorar meta palavras-chave. Apenas a meta descrição influencia a classificação de pesquisa do Google.

O Baidu, por outro lado, ainda usa meta palavras-chave como fator para atribuir uma classificação na pesquisa.

Licença ICP

O licenciamento representa uma grande diferença entre o Google e o Baidu e é emblemático do controle mais flexível que os Estados Unidos detêm sobre o acesso à Internet. Nenhuma licença é necessária para ser indexado pelo Google e começar a subir na classificação.

O Baidu ainda indexará sites sem licença, mas dá preferência de classificação substancial a profissionais de marketing que adquirirem uma licença de Provedor de Conteúdo da Internet (ICP).

As licenças ICP são emitidas pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT), um órgão de supervisão governamental. Com efeito, para obter uma classificação elevada no Baidu, você precisa se registrar no governo.

Existem dois tipos de licenças ICP emitidas pelo MIIT:

Licença ICP Individual. Para obter uma licença ICP individual, a pessoa deve ter um número de telefone e endereço de correspondência na China continental, que o Baidu irá verificar.

Licença Business ICP. Para obter uma licença comercial ICP, a empresa deve obter uma licença comercial chinesa.

Google e Baidu: principais semelhanças de algoritmo

Dois algoritmos principais do Baidu são Money Plant e Pomegranate .

O Money Plant foi comparado ao algoritmo Penguin do Google e ao algoritmo Minusinsk de Yandex. O Money Plant diminui o poder e o sinal de link farms, redes privadas de blogs (PBN), spam baseado em link e plataformas para comércio de links públicos.

Pomegranate é visto como um análogo ao algoritmo Panda do Google, que é projetado para rebaixar o conteúdo de baixa qualidade (palavras-chave recheadas etc.). O Pomegranate vai um passo além e rebaixa a experiência do usuário de baixa qualidade (anúncios em excesso, intersticiais, pop-ups etc.).

Outras semelhanças algorítmicas entre o Google e o Baidu incluem:

Preferência de celular

Em resposta à crescente onipresença da navegação móvel, o Google adotou um algoritmo “mobile first”. Na verdade, o algoritmo analisa primeiro a versão móvel do site. Se o site não for otimizado para celular ou responsivo, especialmente se conteúdo relevante estiver oculto na versão para celular do site, o Google penalizará a classificação do site.

Esse efeito é ainda mais perceptível no algoritmo do Baidu. Isso era de se esperar, considerando que o uso de dispositivos móveis é ainda mais onipresente na China do que em qualquer parte do mundo (se isso parece possível). A otimização móvel é crucial para uma classificação competitiva no Baidu.

Preferência de velocidade de carregamento

Tanto o Google quanto o Baidu dão classificações preferenciais a sites com altas velocidades de carregamento. Um site lento provavelmente terá uma classificação inferior por ambos os mecanismos de pesquisa.

Observe que para um site carregar em uma velocidade competitiva em computadores chineses, ele provavelmente precisa ser hospedado em um servidor na China continental.

Peso do backlink

Tanto o Google quanto o Baidu empregam um sistema de registro de backlinks que apontam para um domínio como “votos” para a autoridade do site. Além disso, quanto mais alta a classificação do site de backlinks, mais poderoso é o voto e mais alta a classificação conferida pelo backlink. Embora esse princípio básico se aplique a ambos os mecanismos de pesquisa, cada um tem diferentes peculiaridades e pontos cegos. Por exemplo:

O Baidu aplica mais peso ao texto âncora do backlink do que o Google.

O Baidu atribui mais peso aos backlinks de sites chineses.

O Google é melhor na detecção de spam de links, fazendas de links e PBNs do que o Baidu.

O Baidu atribui mais peso aos backlinks direcionados à página principal, enquanto o Google atribui mais peso aos backlinks direcionados a subpáginas.

Viés proprietário

Tanto o Google quanto o Baidu mostraram uma tendência de atribuir aos seus próprios ativos na internet lugares privilegiados nas páginas de resultados de pesquisas (SERP). No caso do Google, isso pode incluir vídeos do YouTube, já que o YouTube agora é propriedade do Google.

O Baidu mostra uma propensão ainda maior para esse hábito, muitas vezes distorcendo os resultados de modo que os cinco principais resultados de SERP sejam todas propriedades do Baidu.

Principais diferenças no Baidu SEO

Qualquer profissional e marketing que deseja tráfego de pesquisa na China precisa contar com o Baidu. Pode ser inferior a 2% da participação de mercado, mas representa quase toda a participação de mercado das buscas chinesas.

O Baidu não se limita a rastrear sites chineses. Ele pesquisa e indexa toda a internet. Ele apenas dá preferência aos sites que encontra com base em diferentes métricas. Para otimizar um site para o Baidu, uma agência de marketing digital, deve implementar uma estratégia de construção de site.

Aqui estão os ingredientes-chave de um plano de SEO eficaz visando uma alta classificação do Baidu.

Obtenha um nome de domínio .CN

Em primeiro lugar, o Baidu dá classificação preferencial a sites hospedados na China. Se você realmente deseja obter um impulso no Baidu, considere uma hospedagem na china continental e um nome de domínio .cn. A hospedagem na China também diminuirá a distância entre o servidor e os usuários chineses, aumentando a velocidade de carregamento do site. A velocidade de carregamento é um componente-chave do SEO eficaz do Baidu.

Use um CDN chinês

Se você não pode hospedar o site na China, ou mesmo se puder, considere usar uma Content Delivery Network (CDN) com base na China. Este serviço baseado em nuvem cria distribuição localizada de conteúdo, reduzindo ainda mais a distância entre o pesquisador e o site. O resultado é um site de carregamento mais rápido, o que ajuda significativamente o SEO do Baidu. Os CDNs podem ser caros, mas se você quiser se classificar no Baidu, pode ser necessário.

Obtenha um ICP

Outra despesa extra necessária para o Baidu SEO é a despesa de obtenção de uma licença de Provedor de Conteúdo da Internet (ICP). Para obter uma licença individual, você precisará de um número de telefone chinês e um endereço que o Baidu possa verificar. Para obter um ICP comercial, você precisa de uma licença comercial chinesa, que é mais uma despesa a ser enfrentada. No entanto, sem um ICP chinês do MIIT, o site tem poucas chances de alcançar uma alta classificação nas SERPs do Baidu.

Inscreva-se nas ferramentas do Baidu para webmasters

Este é o sistema oficial de gerenciamento de tráfego do Baidu usado por webmasters chineses. Você pode usá-lo para realizar testes de velocidade, detectar links mortos; ele também permite que os webmasters se comuniquem com o Baidu e oferece acesso a métricas de pesquisa para seu site que só podem vir do Baidu.

Conteúdo atual em chinês

O Baidu classifica os sites com conteúdo em chinês de forma mais elevada. Você terá o vento nas suas costas se direcionar seus esforços de SEO chinês para um site escrito em texto da língua chinesa no nível superior.

Pular JavaScript e AJAX

O Baidu está anos atrás do Google em sua capacidade de interpretar JavaScript e AJAX. Não concentre nenhum esforço de SEO nisso.

Subpáginas perto da página inicial

O Baidu SEO se beneficia de uma estrutura de site relativamente plana. A página inicial obtém mais energia e, como tal, os sites que estão aninhados perto da página inicial serão os mais beneficiados do ponto de vista de SEO, porque mais poder fluirá de cima para baixo da página inicial para cada subpágina.

Segmentar backlinks chineses

Qualquer backlink, especialmente um backlink poderoso, ajudará na classificação do site no Baidu. No entanto, os melhores backlinks para o Baidu SEO vêm de sites chineses. Concentre sua estratégia de backlinking em sites chineses para obter os melhores resultados.

Foco no texto âncora descritivo

Mais do que o Google, o Baidu usa texto âncora para fornecer contexto para seu mapeamento da internet. Para backlinks e links internos, implante um texto âncora que descreva o site de destino. Isso contribuirá para a coerência do seu site aos olhos do algoritmo do Baidu.

Incluir meta tag de palavras-chave

Muitos webmasters e especialistas em SEO não se preocupam mais com a meta tag de palavras-chave, uma vez que elas não são levadas em consideração nas classificações de pesquisa do Google. No entanto, eles influenciam nas classificações de pesquisa do Baidu, portanto, certifique-se de carregar o metatexto com palavras-chave relevantes.

Preste atenção ao texto alternativo

Webmasters e especialistas em SEO também podem pular o texto alternativo da imagem porque o Google usa um software de reconhecimento de imagem para identificar imagens e atribuir relevância a elas. No entanto, o Baidu fica atrás do Google nessa função. Se você quiser que suas imagens dêem peso ao site para termos de pesquisa relevantes, certifique-se de incluir esses termos de pesquisa no texto alternativo de suas imagens.

Palavras-chave de cauda longa

Assim como nas buscas do Google, grande parte do tráfego de um site do Baidu virá de palavras-chave de cauda longa, portanto, pesquise quais SERPs de cauda longa os usuários do Baidu estão utilizando e otimize o conteúdo para essas palavras-chave. Será mais fácil classificar palavras-chave de cauda longa do que palavras-chave genéricas.

Otimize o site para navegadores móveis

Se o Google é duro com sites que não se adaptaram à navegação móvel na web, o Baidu é absolutamente impiedoso. É uma boa prática não importa o que aconteça, mas vale a pena repetir - certifique-se de que seu site esteja otimizado para navegadores de celular! Caso contrário, o site irá fracassar no Baidu.

Limpar links internos

Certifique-se de que o Baidu possa mapear seu site de uma forma clara e coerente. Crie um mapa sensato de links internos que os rastreadores do Baidu possam seguir facilmente seus links e indexar todas as suas páginas.

Considere o Baidu Trust System

O Baidu oferece emblemas de confiança para compra que têm como objetivo certificar a credibilidade do site. Não há nenhuma prova concreta de que essa despesa extra consiga uma melhor classificação do Baidu, mas evidências anedóticas sugerem que isso dá aos sites um grande impulso nas SERPs do Baidu.

Conclusão

Com 1,5 bilhão de chineses participando de uma economia nacional e global, não é de se admirar que os chineses sejam um público-alvo rico para empreendedores.

Mas o guardião que fica entre os sites e os olhos dos chineses não é o Google. O porteiro é o Baidu. E embora as semelhanças entre o Baidu e o Google sejam abundantes, o Baidu é distintamente chinês na maneira como mantém um foco insular e centrado na China.

Considere que o Baidu:

  • Domina o mercado de pesquisa na China, mas quase em nenhum outro lugar.
  • Requer licença chinesa para classificar sites.
  • Dá preferência a sites hospedados em servidores chineses.
  • Dá preferência a sites com conteúdo em chinês.

Acrescente a isso várias reviravoltas na ortodoxia de SEO sob medida para o Google, e você terá uma estratégia totalmente diferente que deve ser executada para capturar alguns dos 1,5 bilhão de chineses que usam o Baidu todos os dias.

Ter como alvo outra plataforma importante, com suas próprias regras e uma preferência por seu próprio pedigree nacional, adiciona uma camada extra de complexidade à tarefa já complexa e científica de SEO.

Mas o potencial comercial e educacional inerente ao contato com o público chinês é tentador para qualquer aspirante a empresa ou influenciador-chave. Quer ir além do Grande Firewall? Não otimize apenas para o Google. Otimize para o Baidu também.

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