Aparelho transparente, 5 curiosidades sobre essa nova tendência

Usar aparelhos era o medo de muitas pessoas, pela dor e por estética. E muitas vezes personificada em filmes e novelas por personagens adolescentes esquisitos ou que estavam passando por uma fase difícil.

Isso significa que o uso do aparelho se tornou uma marca da adolescência, por isso, muitos jovens e adultos ficam com receio ou vergonha de usar o famoso “sorriso metálico”.

Porém, hoje essa já não é  mais uma desculpa , devido a evolução da tecnologia na odontologia, é possível fazer um tratamento com aparelhos que são quase imperceptíveis. 

O reinado dos aparelhos metálicos foi deixado para trás! 

Veja a seguir,  5 curiosidades sobre os aparelhos transparentes.

  1. Tipos de aparelhos

O universo dos aparelhos ortodonticos transparentes é amplo, hoje já é possível encontrar aparelhos móveis e fixos transparente no mercado. 

Móvel

O aparelho invisível móvel é um modelo bem moderno. Esse modelo funciona como uma capinha que encaixa perfeitamente nos dentes. 

É um dos modelos mais discretos, porém, ele só é recomendado para aqueles pacientes que possuem pequenas imperfeições, outra desvantagem é que ao optar por esse modelo, o paciente terá de fazer teste e um acompanhamento minucioso para observar a adaptação, pois ele pode causar desconforto na gengiva.

Para aqueles que possuem uma agenda corrida, ele é excelente já que a manutenção é mais espaçada, sem a necessidade de ir ao dentista várias vezes. 

A cada consulta o paciente recebe um molde novo, com o novo formato.

Fixo

O aparelho fixo transparente, é uma versão menos chamativa do aparelho ortodôntico tradicional que conhecemos, com borrachinhas e ferrinhos metálicos.

Esse modelo possui suas vantagens, uma dela é a escolha do material que pode ser safira, policarbonato ou porcelana. A escolha é feita pelo paciente, mas poderá variar devido o orçamento, resistência ou resultado estético.

Porém, ambos possuem efetividades em seus resultados.

  1. São resistentes

No início da era dos transparentes, os aparelhos eram feitos de policarbonato, que realmente são mais frágeis. 

Por isso, ao perceberem esse dificuldade, especialistas desenvolveram aparelhos ortodônticos mais resistentes mas que fossem translúcidos, e conseguiram resultados incríveis com os bráquetes feitos de porcelana e safira.

  1. São mais rápidos 

Tanto os aparelhos móveis como os aparelhos fixos, possuem tecnologia que faz ele ser mais rápido que os aparelhos convencionais.

Os aparelhos fixos de porcelana e safira, além de serem mais discretos, não precisa do uso das borrachinhas e por isso reduz as idas ao dentista. E apesar de alguns acreditarem que ele é mais demorado, pelo contrário, ele possui tecnologia em todo o aparelho  e agiliza o tratamento com mais conforto que o aparelho metálico convencional.

O aparelho móvel também possui suas vantagens já que é personalizado para o paciente, é uma tecnologia bem precisa pois permite que a força do aparelho seja maior em relação aos outros.

Independente do modelo, é possível notar os resultados rapidamente, além de ter um tratamento durar menos.

  1. Aparelho transparente amarela?

Essa é uma dúvida que impacta a decisão dos paciente ou que fazem muitos desistirem. Quando o aparelho amarela fica muito mais nítido negativamente, do que um aparelho metálico convencional.

O aparelho que amarela, geralmente são feitos de policarbonato e que necessita do uso de borrachinhas. Elas podem amarelar com o consumo de alimentos com corantes, fumo e pela falta de higiene.

Mas trago boa notícias, é possível ter e manter um aparelho transparente até o final do tratamento, usando aparelhos que não necessita o uso de borrachinhas e que são feitos de porcelana ou safira.

Então, se essa for sua opção escolhida, converse com o dentista para assegurar qual é o material do bráquete.

Dicas para não amarelar o aparelho

Mesmo que as borrachinhas sejam trocadas a cada consulta, é preciso tomar  alguns cuidados para que ela não amarelar antes da próxima consulta.

Evite alimentos com muitos corantes até mesmo os naturais , como: bebidas alcoólicas, café, açaí e  refrigerantes. Além disso, o hábito de fumar, seja cachimbo, cigarro ou outras drogas, pode amarelar no mesmo instante.

  1. Favorece o visual

Como citamos anteriormente, o aparelho era um medo para os jovens e adultos, por não gostarem da aparência durante o tratamento, mas que também não estavam satisfeito com a aparência atual dos dentes.

Para alguns profissionais que trabalham com a imagem, fazer um tratamento era quase impossível, já que o uso poderia interferir em seus trabalhos, mas graça ao avanço tecnológico, hoje, é possível usar uma aparelho sem comprometer a aparência e nem a rotina.

E nada melhor que sorriso alinhado para compor o visual, não é mesmo?

Para deixar os dentes branquinhos…

Após o tratamento, muitos desejam dar um “up” no sorriso deixando-o mais branquinhos. Por isso, trouxemos dois tratamentos comuns e eficazes para deixar o visual do sorriso ainda melhor.

Clareamento dental

O clareamento dental é um procedimento muito utilizado e que traz excelentes resultados. Ela pode ser feita de 2 formas: clareamento no consultório ou clareamento com moldeira.

O clareamento dental pode ser feito no dentista, onde ele  aplica peróxido de hidrogênio e usa laser para potencializar o resultado. Dependendo do caso, umas 2 seções são o suficiente, mas já é possível perceber resultados desde a primeira seção.

O clareamento dental com moldeira é realizado com o acompanhamento de um dentista, mas é realizado em casa. O paciente leva uma moldeira e algumas seringas com gel de peróxido de carbamida. Esse modelo não é recomendado para aqueles que não possuem disciplina ou que possuem uma rotina muito agitada.

Porém, em alguns casos o clareamento dental não é funcional, como os paciente que amarelam os dentes por problemas mais complicados, como fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou café. Nesses casos, é mais viável optar por tratamentos como a aplicação de lente de contato de dente.

Lente de contato

As lente de contato dental são as “queridinhas” de muitos famosos, e vem ganhando mais espaço no mercado pela sua facilidade e vantagens. 

Elas são pequenas facetas de porcelana que faz correções sutis relacionadas  ao formato e a coloração dos dentes.

Uma ótima opção para aqueles que possuem pequenos espaços entre os dentes ou que não conseguiram bons resultados com o clareamento dental.

Sorria melhor e em todo tempo!

Pronto, para você que tinha curiosidade ou medo de arriscar em um tratamento ortodôntico, agora você já sabe que existem inúmeras formas, mais discretas, eficazes e rápidas.

Lamento informar, mas acabaram suas desculpas. Procure um dentista de confiança e veja qual é a melhor opção para você.

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora da Vue Odonto.

Formula Negócio Online